sexta-feira, 13 de março de 2009

Comando "pega bolinha" e "solta bolinha"

Nada mais frustrante do que você tentar brincar de bolinha com seu cão, e ele não entender a brincadeira! Quantas vezes você já não tentou brincar de bolinha com seu cão e ele mostrou não ter a menor idéia do que você quer dele? Ou ele olha a bolinha sem sair do lugar; ou ele pega a bolinha vai na direção oposta à sua.
Tudo é uma questão de ensiná-lo. São duas fases diferentes: na primeira você ensina o cão a ir atrás da bolinha sempre que você jogá-la para ele; a segunda é a fase em que você ensina o cão a soltar a bolinha.


1) Pegar a Bolinha:

Para fazer esta parte do treinamento você precisará de alguns petiscos, além da bolinha, é claro.

Já com um petisco nas mãos, diga a palavra “BOLINHA”, encoste a bolinha no focinho de seu cão, e dê o petisco para ele. Faça este exercício várias vezes, até que você perceba que o cão entendeu bem o que ele deve fazer ao ouvir o comando.

A partir daí é a hora de fazer com que ele tome a iniciativa. Faça, então, o mesmo exercício, porém desta vez você só irá segurar a bola na frente do focinho do seu cão, sem encosta-la. Diga “BOLINHA” e espere pela reação dele. Se ele encostar o focinho na bolinha, faça muita festa e dê o petisco. SE ele não se mover, comece tudo de novo.

O passo seguinte é colocar a bolinha cada vez mais longe do cão – mas ainda nas suas mãos – para fazer com que o cão sair do lugar para tocar a bola. Não precisa ser muito longe. Você pode estar de frente para o cão, e esticar os braços para que o cão venha até a bolinha.

Se seu cão já entendeu direitinho o que fazer, e vai até a bolinha sempre que você der o comando, está na hora de você começar a joga-la. Comece devagar! Jogue a bola perto dele, e assim que ele tocar a bola com o focinho, você deve dizer “MUITO BEM” e ir até ele para recompensa-lo com o petisco. SE você preferir, faça este exercício com o cão preso numa corda não muito comprida, assim fica mais fácil recompensa-lo. Com o tempo vá jogando a bola cada vez mais longe, e assim que ele tocar a bola elogie-o muito, e dê o petisco.

Pronto! Ele já aprendeu que deve ir até a bola, está na hora então dele aprender a soltá-la.

2) Soltar a Bolinha:

Mais uma vez você precisará de alguns petiscos para este treinamento.

Dê a bolinha para que seu cão a abocanhe. Pegue, então um petisco, e coloque junto ao focinho dele, e diga “SOLTA”. Ele naturalmente irá abrir a boca para pegar o petisco, e com isso a bolinha cairá. Neste momento você deve elogiá-lo e dar o petisco a ele. Alguns cães, principalmente labradores, tentam pegar o petisco sem soltar a bolinha. Se seu cão fizer isso, não deixe que ele pegue o petisco até que tenha soltado a bolinha.

O próximo passo será ensiná-lo a soltar a bolinha que você joga para ele. Para isso, comece jogando a bolinha perto de vocês, e vá até o cão para dar o comando SOLTA. Ele soltará a bolinha, e você deve dar o petisco a ele.

Se ele sair correndo com a bolinha, diga TCHAU, vire de costas e vá embora para longe do cão. Ele provavelmente irá até você novamente, pois quer brincar com você. Então, dê o comando, espere que ele solte a bolinha, e dê o petisco.

É possível, também, que ele solte a bolinha enquanto você ainda estiver longe dele. Se isso acontecer nas primeiras vezes em que jogar a bolinha para ele, elogie, e dê o petisco. Porém seja mais exigente conforme o tempo for passando, e se ele soltá-la antes de você chegar perto diga “não” calmamente . Então coloque a bolinha novamente na boca dele e dê o comando SOLTA , espere que ele solte a bolinha e só então dê o petisco.

Este é o momento em que você vai ensiná-lo a trazer a bola de volta pra você. Em vez de ir até o cão, você só chegará perto dele - aproximadamente uns 2 ou 3 metros. Comece se esticando para chegar perto dele para pegar a bolinha. Com o tempo, vá esticando cada vez menos o braço para que o cão se aproxime voluntariamente de você. Elogie-o muito, faça muito carinho, e não se esqueça do petisco.

Quando você perceber que ele já sabe como é o exercício, comece a jogar a bolinha imediatamente depois dele entregá-la a você. Na verdade, você simplesmente estará trocando de recompensa: a partir de agora, jogar a bolinha para ele ir correndo buscá-la será a própria recompensa. Não se esqueça de sempre elogiá-lo muito sempre que ele trouxer a bolinha.

Quando você começar a jogar a bolinha a maiores distâncias, comece a elogiá-lo assim que ele se virar para voltar para perto de você com a bolinha na boca. E continue elogiando até que ele entregue a bolinha para você, ou pelo menos que a jogue perto o bastante. O ideal é que ele solte a bolinha num raio de 1,5m ao seu redor.

Durante todo este processo é normal que ele teste você. Ele fará o oposto ao que você quer só para saber o que acontecerá. Para saber quem é que manda na brincadeira. A melhor pedida é sempre dizer TCHAU!, virar de costas para ele, e andaR na direção oposta a dele. Mostre para ele que você só brincará com ele se for do SEU jeito. Pois se foi do jeito dele ele brincará sozinho.

Autor(a): indisponível

Nenhum comentário:

Postar um comentário