sexta-feira, 13 de março de 2009

Comando "late"


Existem várias formas de ensinar um cão a latir sob comando. O único desafio é conseguir capturar adequadamente o latido, principalmente em cães que latem pouco.

A melhor forma que já encontrei é usar o latido de ansiedade, aquele de quando o cão quer alguma coisa e não consegue pegar. Você pode usar um petisco, por exemplo, e ficar balançando na frente do focinho dele, subindo e descendo, mas não deixando pegar, até que ele lata de frustração. Quando latir, você elogia, e recompensa. Faça isso algumas vezes, até que ele comece a latir logo que você começa a balançar o petisco.

Então, diga o comando “late” assim que começar. Toda vez que for induzir, diga “late”, e recompense quando ele latir. Passe a só recompensar se ele esperar o comando, não recompense os latidos que não foram pedidos.

Retire o petisco de cena, e dê o comando “late”, usando o mesmo gesto da mão de quando você tinha o petisco. Se o cão entender, premie, repita algumas vezes. Comece a reduzir o gesto, até que ele não seja mais necessário, e o cão atenda apenas ao comando de voz.

Autor(a): Deborah Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário