sexta-feira, 13 de março de 2009

Comando "deita"

Ensinar um cão a deitar não é difícil, mas como com qualquer outro comando, requer repetição e paciência. Não tenha pressa! Se você perceber que seu cão está cansado, e ainda não entendeu o exercício, pare e recomece em outra hora.

Muitos cães não sabem deitar corretamente, alguns deles costumam deitar com as patas traseiras para trás, encostando completamente a barriga no chão. Por isso a primeira parte deste comando é ensiná-lo a deitar, só depois é que você irá treiná-lo a deitar com o comando. Neste artigo vou mostrar 2 formas de ensinar um cão a deitar. As duas formas funcionam, só depende de qual a mais fácil para você e seu cão. Você pode, inclusive misturar as duas.

1ª forma

A primeira exige que o cão já saiba sentar.

Fique na frente de seu cão, e dê o comando SENTA.

Quando ele já estiver sentado, pegue um petisco, passe sua mão bem perto do focinho do seu cão para que ele saiba que você tem um petisco em mãos, e vá baixando sua mão (vagarosamente) até que fique na altura do peito do cachorro. Se seu cão seguir sua mão com o focinho dê o petisco. Senão, tente de novo.

Faça o mesmo movimento várias vezes, mas sempre pondo o petisco um pouco mais próximo do chão.

Se seu cão tentar se levantar diga não (calmamente) e faça de novo o mesmo exercício.

Como ele não pode se levantar para pegar o petisco, ele naturalmente vai tentar por as patas dianteiras para frente (uma de cada vez). Recompense-o dando o petisco, e elogiando-o.

Vá fazendo este exercício, e recompense seu cão a cada progresso dele. Chegará um momento em que ele terá que por a barriga no chão para pegar o petisco. Daí faça a maior festa com ele, e dê alguns petiscos extras.

A partir daí, ponha ele sentado, e encoste sua mão no chão (sempre com o petisco), mas agora só dê o petisco quando ele encostar a barriga no chão.

2ª forma

Essa forma de ensinar parece mais uma brincadeira, não exige que o cão saiba sentar, mas você precisa estar disposto a se sujar um pouco, pois você precisa sentar no chão.

Pegue um petisco, e comece a brincar com seu cão, fazendo com que ele persiga sua mão. Não mova sua mão muito rapidamente, pois ele pode ficar muito agitado. Sempre que ele encostar o focinho na sua mão, dê o petisco.

Sente-se no chão, e dobre uma das pernas formando um “túnel”, e comece a segurar o petisco no chão, de preferência perto desta perna. E dê o petisco quando ele encostar o focinho na sua mão.

Passe seu braço por debaixo do “túnel” (pelo lado de fora da perna), colocando sua mão bem debaixo de sua perna, e espere que seu cão venha pegar o petisco. Se ele ficar com medo, ponha o petisco mais perto dele, e vá aos poucos fazendo ele chegar mais perto do túnel.

Comece então a fazer com que ele precise passar a cabeça por baixo do túnel para chegar no petisco; depois que ele precise passar a cabeça e o pescoço; e então a cabeça, o pescoço e as patas dianteiras. Sempre encostando o petisco no chão.

Faça este exercício várias vezes, e cada vez deixe o túnel menor, baixando um pouco a perna, até que ele precise deitar para chegar ao petisco. Então elogie-o bastante, faça carinho, e dê alguns petiscos extras. Faça tudo para que ele perceba que chegou onde você queria.

Faça isto algumas vezes, mas só dê o petisco quando ele estiver na posição do deita.

Depois disso, tente somente encostar o petisco no chão, sem mais usar o túnel, para ver se ele deita. Mas espere um tempinho, pois nesse momento ele poderá demorar um pouco para “ter a idéia” de deitar. Se ele não entender, faça de novo a brincadeira do túnel.

Autor(a):Wagner Quedi [editado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário